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AEROMOVEL CANOAS






Arquitetura e Engenharia
Architecture & Engineering

  • dezembro 1, 2015
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    AEROMOVEL CANOAS






    Arquitetura e Engenharia
    Architecture & Engineering
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Aeromovel Canoas
 

 

 

Após anos de desenvolvimento, a tecnologia do Aeromovel encontrou em Canoas, a primeira oportunidade para ser aplicada em um contexto urbano. A primeira linha, Guajuviras, terá uma série de estações tipo e uma adaptada para conexão a uma linha de metrô de superfície existente. Unindo a necessidade de liberação do solo para uso público e a otimização energética do sistema, a área técnica foi proposta em um nível elevado do solo. As escadas foram projetadas nas extremidades, relegando ao centro da estação a parada dos veículos junto à plataforma.

After years of development, the technology from the Aeromovel found in Canoas, the first opportunity to become effective in an urban context. The first line, Guajuviras, will have a series of type stations and one adapted to connect to an existing surface metro line. Combining the need for soil release for public use and the energy optimization of the system, the technical area was proposed on a level above the ground floor. The stairs were designed at the ends, relegating to the center of the station the vehicle stop along the platform.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 
Térreo
Ground floor

01 Calçada pública 02 Hall 03 Copa 04 Depósito 05 Sanitário
01 Public sidewalk 02 Hall 03 Pantry 04 Storage 05 Bathroom
 

 

 

 

 

 
Pavimento técnico
Technical floor

06 Circulação 07 Antessala 08 Subestação 22kV / QGBT 09 Grupo motopropulsor 01 10 Grupo motopropulsor 02 11 Sala de controle e automação
06 Circulation 07 Anteroom 08 Substation 22kV / LVDB 09 Moto-propulsion group 01 10 Moto-propulsion group 02 11 Control and automation room
 

 

 

 

 

 
Plataforma
Platform

12 Área pública 13 Área de espera e embarque
12 Public area 13 Waiting and boarding area
 

 

 

 

 

 
Planta de localização
Location plan

 

 

 
Elevação oeste
West elevation

 

 

 
Corte transversal
Cross section

 

 

 
Elevação norte
North elevation

 

 

 
Corte longitudinal
Longitudinal section

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

FUNÇÃO Transportes

CLIENTE Aeromovel SA

LÍDER DE PROJETO Franco Miotto

ANO DE PROJETO 2014

LOCALIZAÇÃO Canoas, Brasil

STATUS Projeto concluído

PROJETO ARQUITETÔNICO OSPA

Carolina Flach Souza Pinto, Lucas Obino, Cristiano Selbach Carneiro, Franco Miotto, Aline Taís Comiran, Ellen Renata Bernardi, Augusto Tumelero, Graziela Venzon, Guilherme Silva, Mateus Sartori, Matheus Bragagnolo, Matheus Lorenzet, Rodrigo Rocha, Luiza Andreis e Manoela Conte

PROJETO COMUNICAÇÃO VISUAL E SINALIZAÇÃO OSPA

Ellen Renata Bernardi e Franco Miotto

PROJETO HIDROSSANITÁRIO OSPA

Carolina Souza Pinto, Claudio Souza Pinto e Rafaela Jung

PROJETO PPCI OSPA

Carolina Souza Pinto, Claudio Souza Pinto e Rafaela Jung

PROJETO DE ELÉTRICA, LÓGICA, SONORIZAÇÃO E SPDA OSPA

Fernando Chiapinotto

ORÇAMENTO OSPA

Carolina Souza Pinto e Rafaela Jung

PROJETO ESTRUTURAL Carlos Leal Engenheiros Consultores LTDA

FUNCTION Transport

CLIENT Aeromovel SA

PROJECT LEADER Franco Miotto

PROJECT YEAR 2014

PROJECT LOCATION Canoas, Brazil

STATUS Design

ARCHITECTURE OSPA

Carolina Flach Souza Pinto, Lucas Obino, Cristiano Selbach Carneiro, Franco Miotto, Aline Taís Comiran, Ellen Renata Bernardi, Augusto Tumelero, Graziela Venzon, Guilherme Silva, Mateus Sartori, Matheus Bragagnolo, Matheus Lorenzet, Rodrigo Rocha, Luiza Andreis and Manoela Conte

ENVIRONMENTAL GRAPHIC DESIGN OSPA

Ellen Renata Bernardi and Franco Miotto

SANITARY SYSTEM DESIGN OSPA

Carolina Souza Pinto, Claudio Souza Pinto and Rafaela Jung

FIRE PROTECTION PROJECT OSPA

Carolina Souza Pinto, Claudio Souza Pinto and Rafaela Jung

ELECTRICAL PROJECT OSPA

Fernando Chiapinotto

COST ESTIMATION OSPA

Carolina Souza Pinto and Rafaela Jung

STRUCTURAL PROJECT Carlos Leal Engenheiros Consultores LTDA