Centro Administrativo e Multiuso
Desenvolvimento
ABF Developments
Programa
Uso Misto
Localização
Porto Alegre, RS, BR
Status
Ideia
Ano
2021
Porto Alegre, a capital do estado do Rio Grande do Sul, passa por um processo de volta do diálogo com sua orla. Por décadas negligenciada pelos gestores municipais, sua relação com o Lago Guaíba voltou a ser tratada com a importância devida. O projeto em questão não apenas incorpora conceitos urbanísticos contemporâneos, mas também busca se tornar um símbolo icônico para a cidade, seguindo o exemplo do “Efeito Bilbao”, que transformou a cidade espanhola com a construção do Guggenheim, projetado pelo arquiteto Frank Gehry.
A edficação proposta ocupa um terreno previamente vazio, localizado ao lado da Câmara Municipal. Buscando resolver um problema atual da região, o qual é a falta de variações de uso, o projeto é composto por um programa de necessidades robusto e misto.
Duas torres são lançadas sobre uma base comum: em uma delas há habitação, hotel, centro médico com sênior living e áreas comerciais com auditórios. Na segunda torre, reforça-se o uso institucional, com novas instalações para o Centro Administrativo e a Câmara Municipal, além mais espaços comerciais e auditórios. A base abriga comércios no nível térreo e estacionamento nos andares superiores.
A volumetria do projeto é guiada por uma trama quadriculada, a qual serve como diretriz para criar uma transição suave entre base e torres. Cada topo de quadrado possibilita a criação de terraços, os quais favorecem não só uma relação tridimensional entre os programas do edifício, como também geram áreas externas com visuais extraordinárias da orla para os pavimentos superiores.
O uso de vegetação é explorado tanto na horizontal quanto na vertical, tornando a relação com o meio ambiente existente uma soma, e não uma divisão.
Ambas as torres contam com rooftops, proporcionando acesso a vistas desobstruídas de toda a cidade. No térreo, o comércio é estrategicamente posicionado para interagir com a calçada, criando uma fachada ativa em harmonia com o trânsito de baixa velocidade.
O projeto visa mostrar que Porto Alegre tem um grande potencial para desenvolvimento, bastando iniciativas embasadas em ideias contemporâneas e sinergia entre os tomadores de decisão.
Equipe
SÓCIO RESPONSÁVEL | Rodrigo Milani
ESPECIALISTAS | Cristiano Carneiro, Lucas Obino, Rodrigo Rocha
ARQUITETURA | Caio Risso, Michele Pacheco